Consultoria de Eficiência em Marketing

Eficiência em marketing significa incrementar a performance de cada ferramenta, de cada colaborador, de cada ação a ser implementada para conquistar e manter clientes e mercados.

Eficiência em marketing também é racionalizar investimentos, avaliar resultados, cortar despesas, cortar gorduras e até na carne, se for preciso. Mas sem, jamais, cortar as artérias que alimentam o próprio negócio.

Ao longo de 10 anos de atuação junto a clientes dos mais diversos portes e segmentos, com atuação B2B e B2C, a Nexial desenvolveu uma série de metodologias que ajudaram dezenas de empresas a serem mais eficientes em suas ações de mercado.

De nada adianta definir Missão, Visão e Valores da sua empresa, se essas palavras se resumirem a um simples quadro na parede do escritório ou a uma página no seu website.

Ninguém cria cultura por decreto. Assim como na vida, é a partir de experiências que se estabelecem e solidificam os conceitos empresariais. Um processo que pode demorar muitos anos. Ou que pode ser estimulado e acelerado a partir de modernas técnicas de comunicação, motivação e team building.

Conectada ao Planejamento Estratégico de seus clientes, a Consultoria Nexial para Criação e Alinhamento de Cultura realiza um profundo mergulho na essência da empresa para planejar e implementar as mais efetivas estratégias de difusão de conceitos e objetivos junto a públicos internos.

Muitos dizem que vender é uma arte. Mas, infelizmente, nem sempre temos à disposição o talento correto para executar nossa obra. De nada adianta um grande escultor diante de uma tela em branco. E o que dizer de um músico magistral junto a um bloco de mármore?

Quando você encontra o profissional de vendas que realmente se alinha com o seu tipo de negócio, os resultados são sempre melhores.

A Consultoria de Segmentação de Perfis e Abordagens da Nexial analisa cada processo de vendas da sua empresa e avalia cada profissional de sua equipe comercial, adequando a abordagem de vendas (consultiva, de fechamento, de relacionamento ou de apresentação) a sua melhor performance.

Já se foi o tempo em que os únicos meios de comunicação que as marcas tinham à disposição pertenciam a terceiros. Com a revolução digital, as raras Mídias Proprietárias se multiplicaram e ganharam efetividade de comunicação ao nível das tradicionais Mídias Pagas.

Hoje, a fanpage atinge e comunica com a mesma eficácia do anúncio no jornal. O video no canal da internet já alcança mais views do que o impacto de muitos comerciais na TV. E a embalagem no ponto de venda expõe melhor a marca e seu storytelling do que o velho painel na beira da estrada.

A Consultoria Nexial para a Potencialização de Mídias Proprietárias realiza um claro diagnóstico situacional e potencial das mídias proprietárias da empresa – como embalagens, websites, fanpages e demais meios proprietários e pontos de contatos – que possam ser utilizados na comunicação da proposta de suas marcas. E mostra, embasada em dados de mercado, não apenas o quanto você pode estar desperdiçando, mas como aproveitar melhor a força das chamadas Owned Medias.

Oportunidades que parecem imperdíveis, lançamentos sem o devido aprofundamento analítico, expansão de linha para novos públicos, extensão da marca para novos mercados.

Muitas vezes, na ânsia de ampliar os negócios, empresas se desconectam de suas essências, gerando um enorme desperdício de tempo, energia e recursos.

Lembre-se: na nova ordem mundial dos negócios, tão perigoso quanto frear de medo é acelerar sem nexo, no sentido errado.

A Consultoria de Pesquisa para Desenvolvimento de Mercados da Nexial realiza um ágil e eficaz levantamento de dados internos e externos, para avaliação de competências, oportunidades de melhorias ou alterações disruptivas, assim como a necessidade de investimentos ao desenvolvimento de novos negócios.

Sua marca tem valor: ela garante preferências, cria diferenciais, estimula desejos e até mesmo pode ser contabilizada como ativo da sua empresa.

Mas o valor da sua marca nunca é aquele que você acha! E sim, aquele que o mercado percebe. E para atuar na percepção dos consumidores é preciso criar uma história, um significado, um posicionamento que faça sua marca única e memorável, num mundo de tantas opções. A Metodologia Nexial de Planejamento de Branding, alinha múltiplas ferramentas diagnósticas, analíticas e estratégicas num efetivo processo de definição, organização ou reposicionamento de marcas, para a criação de diferencial competitivo e geração de valor ao negócio.

O marketing mais efetivo que sua empresa pode fazer é com os clientes que você já tem. Aumentar o ticket médio, reduzir o intervalo de compra, ativar clientes inativos são estratégias que impactam diretamente no bottom line do seu negócio. É eficiência na veia!

Conhecer e analisar o comportamento transacional de cada cliente ajuda a compreender os drives e ajustar as ofertas realmente mobilizadoras a cada perfil da sua carteira.

Muito mais do que a velha curva ABC, hoje você já dispõe de metodologias mais eficientes e precisas para investir de forma efetiva no relacionamento de cada cliente.

A partir da Metodologia Nexial de Normatização de Recursos em Relacionamento, você pode elaborar planos de ações de relacionamento a grupos segmentados de clientes e prospects com base no histórico transacional com a empresa e potencial de crescimento percebido. Essa atividade poderá evoluir para um processo de Gestão Terceirizada de Marketing, no qual a Nexial passa a exercer as atribuições de um Departamento de Marketing remoto, responsabilizando-se por todo o processo de implementação das ações propostas e validadas.

“Metade da verba investida em marketing é dinheiro jogado fora. O problema é que os diretores de marketing não sabem em qual das metades está o desperdício.”

Essa famosa frase, pronunciada por Kotler na década de 1970, continua a assombrar muitos dos anunciantes, que se ressentem da efetividade dos investimentos de marketing que praticam.

Em pesquisa com dezenas de empresários e executivos de marketing do país, constatou-se que mais de 30% de todo o investimento que realizam na promoção de suas marcas e produtos podem ser considerados um desperdício. Um percentual ainda bem elevado, considerando-se que, dos anos 1970 para cá, muito se evoluiu em termos de métricas para o marketing.

A Auditoria de Ações de Marketing da Nexial teve sua metodologia elaborada a partir de nossa longa atuação como consultores de marketing e comunicação junto a anunciantes de vários portes e atuantes em diversos segmentos de mercado.

Acreditamos que o marketing deve ser mensurado não a partir de um modelo matemático, mas sim por meio de um modelo orgânico, que considere não só os dados frios dos relatórios de vendas e participação de mercado, mas também, e principalmente, as percepções dos gestores que vivem o dia a dia da empresa, suas marcas e produtos. E que considere ainda não apenas o marketing gerado entre as quatro paredes do departamento de mesmo nome, mas sim toda e qualquer iniciativa de marketing produzida pela empresa – e em nome dela.

Uma profunda avaliação da relevância, coerência e eficiência das iniciativas de marketing realizadas em exercícios passados, com vistas ao planejamento eficiente de marketing para o exercício seguinte.