EXTELIGÊNCIA | O Blog da Nexial

O nome desse blog é uma homenagem a nosso mentor e fundador, Walter Longo. Segundo ele, “o nosso cérebro não deve ser usado como um HD, mas como memória RAM, pois com a revolução digital, todo o capital intelectual humano construído durante milênios está disponível para cada um de nós.”

A exteligência, hoje acessível e disponível a qualquer pessoa, complementa a inteligência, composta pelos conhecimentos e processos cognitivos dentro do cérebro de cada um.

É justamente essa a ideia do nosso blog: filtrar um pouco desse conhecimento que está nos livros, nos encontros, nos ambientes e na internet, e trazer até você conteúdos que possam, de alguma forma, ajudar você a pensar, a decidir e a inovar.

Semanalmente, cada um dos sócios da consultoria publicará aqui alguma notícia, pensamento ou comentário que sirva de estímulo a reflexão, ao questionamento e à inspiração.

Fique à vontade para comentar, compartilhar e nos enviar suas sugestões. Afinal, na exteligência, o conhecimento flui sempre em mão dupla!

 
 

O profissional nexialista é notícia na Revista AGAS

Em entrevista para a Revista da Associação Riograndense de Supermercados, nosso CKO, Zé Luiz Tavares detalha o perfil do profissional cada vez mais necessário, nos mais diversos mercados. Confira no pdf da matéria: 38a40-solucoes-325

A sua empresa está focada em inteligência de mercado no segmento em que atua?

Essa é uma pergunta mais complexa do que parece. Muitos se iludirão que sim, apenas por terem algumas ferramentas para captação de informações e estarem meramente monitorando a concorrência. Isso ocorre basicamente pela escassez de recursos nas empresas, que possuem periféricos de última geração (mesmo sem avaliar a real necessidade destes no trabalho) e profissionais […]

Eficiência ou morte!

Após duas décadas de crescimento quase ininterrupto do PIB, o Brasil foi elevado à condição de um dos mercados mais importantes e estratégicos, não só para empresas nacionais mas também para muitas multinacionais estrangeiras. Tal desenvolvimento favoreceu quase todos os setores da economia, beneficiados pelos inegáveis aumento e distribuição de renda, gerados principalmente nos últimos […]

Do “Faço o que eu digo” ao “É assim que se faz”.

Sempre acreditamos que uma realização significativa começa com uma visão significativa. O profissional que enxerga longe é  sempre o mais admirado, o mais valorizado, o mais consultado quando desejamos encontrar um novo rumo para nossos negócios. Mas simplesmente enxergar o destino não significa que você conseguirá chegar lá. Entre o ponto A e o ponto […]

O Big Data nasceu para todos.

Depois da Declaração Universal dos Diretos Humanos, a gente aprendeu que todo mundo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal. Mas agora que a vida se tornou digital, qual o seu direito sobre os 2,5 quintilhões de bytes de informação que trafegam todo dia pela internet? Segundo o pessoal do Vale do […]

De volta ao tempo da Owned Media.

Pode parecer estranho, mas em se tratando de mídias, estamos voltando no tempo. Para um tempo em que os donos das marcas eram também os donos da mídias que as divulgavam. Em que propaganda era a alma de todo e qualquer negócio e não simplesmente um outro negócio que não tem absolutamente nada a ver […]

Medo, vergonha e preguiça.

Não sei se ouvi de alguém, se li em algum lugar, ou se fui eu mesmo quem inventou. Mas desde que meus filhos eram pequenos, sempre alertava a cada um deles que existem na vida 3 forças que atrapalham a evolução do ser humano: o medo, a vergonha e a preguiça. O medo é aquela […]

Gratos pela desistência!

Quem me conhece pessoalmente sabe muito bem o quanto sou avesso a exercícios físicos. Basta uma olhadela no meu abdome “safado”, definido a partir de muito esforço físico de meus maxilares. Mas, se não frequento academias, saiba o leitor que já tive oportunidade de conhecer bem de perto esse fantástico universo. Em 2001, participei da […]

Segundas opiniões, sem segundas intenções. Será possível?

Recentemente, alguém já postou no facebook: “Se conselho fosse bom, já teriam inventado o Google Advice”. Mas a grande verdade é que, para quem está no comando de uma organização, nada mais valioso do que um bom conselho para tornar os processos decisórios menos solitários. Decidir dói: significa escolher um caminho e abandonar outro. No […]

Faltou nexo, faltou tudo!

Vivemos um momento na história do marketing e da comunicação em que as promessas do novo ainda não se cumpriram e o que era o padrão já não nos serve mais. Nesse período de transição, em que perdemos a referência do passado para perseguirmos um futuro ainda nebuloso, as empresas parecem dominadas pelo medo. Às […]