A sua empresa está focada em inteligência de mercado no segmento em que atua?

Essa é uma pergunta mais complexa do que parece. Muitos se iludirão que sim, apenas por terem algumas ferramentas para captação de informações e estarem meramente monitorando a concorrência.

Isso ocorre basicamente pela escassez de recursos nas empresas, que possuem periféricos de última geração (mesmo sem avaliar a real necessidade destes no trabalho) e profissionais que precisam apresentar resultados quase que diariamente.

E a inteligência? Ela fica à parte, simplesmente pela falta de foco ou tempo em algo que realmente agrega ao planejamento estratégico da empresa. Cada vez mais, profissionais dedicados a inteligência de mercado são dispensados, pois não conseguem promover de forma clara seus resultados. Ou seja, acabam tolhidos por dificuldades em sistematizar suas práticas de gestão.

Muitas vezes, consultorias são contratadas para apoio, porém acabam com o mesmo resultado, sendo dispensadas logo após as primeiras análises, pois as empresas contratantes assumem que os seus próprios executivos são capazes de implementar as recomendações apontadas sem qualquer tipo de apoio.

Mais um erro, já que inteligência de mercado trata-se de uma prática sistematizada de ferramentas técnicas e gestão que devem operar recorrentemente.

Sabemos que os executivos das empresas estão orientados ao cumprimento de suas metas impostas e, invariavelmente, não seguem todos os processos, seja por falta de tempo, foco ou capacidade.

Monitorar o mercado é muito diferente de monitorar apenas a concorrência, pois desta forma a empresa estará sempre atrás do concorrente e não das oportunidades que o mercado poderá fornecer.

É fato inquestionável que empresas que monitoram o mercado possuem maior vantagem competitiva, se posicionam de forma segura, definem melhor suas estratégias, identificam oportunidades não óbvias, definem melhor seu público alvo e fazem uma gestão de preços e mix de produtos mais eficazes.

Enfim, reduzem custos, aumentam giro de produtos, diminuem rupturas, ampliam suas margens e os seus lucros.

Para isso, uma série de componentes devem ser reunidos: ferramentas adequadas, profissionais experientes, sistemas de informação ágeis e flexíveis que são capazes de armazenar diversos tipos de dados para comparações e combinações e, obviamente, metas definidas com critérios claros de avaliações.

Os monitoramentos feitos pelas ferramentas de Inteligência de Mercado online são efetuados por robôs de pesquisa (crawlers ou bots). Empresas especializadas possuem tecnologias exclusivas para monitorar lojas online 24hrs por dia e 7 dias por semana. Rastreando centenas de lojas e milhões de produtos em tempo real. Mas como já foi falado, isso não é o suficiente!!!

Não basta apenas monitorar o mercado se não há profissionais adequados para avaliarem as informações e definirem diretrizes estratégicas para as empresas. Também não será o suficiente, se as próprias empresas não criarem processos recorrentes com métricas claras para apurações.

 

Por Carlos Henrique Cardoso Duarte em Revista Revenda | Janeiro 2016

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