VISÃO

Concorrente bom é concorrente perto.

Em seu best-seller “Marketing de Guerra”, Al Ries e Jack Trout - introdutores do termo “posicionamento" no universo das marcas - desenvolvem a tese do posicionamento estratégico tendo como referência a concorrência.

Segundo os autores, "Antigamente as empresas eram orientadas à produção e ninguém se preocupava muito com os desejos dos consumidores. Hoje, porém toda a empresa já é voltada para o cliente. Simplesmente saber o que os clientes querem já não basta. Existem dúzias de outras empresas fazendo coisas similares e competindo para atender os mesmos desejos e necessidades. O problema da American Motors não é mais o cliente. Seu problema é a Ford.”

Assim como Ries e Trout, acreditamos que, qualquer que seja seu ramo de negócio, hoje em dia é impossível ser bem sucedido se você não monitorar sua concorrência. Atento aos movimentos de cada competidor é que você poderá compreender as tendências do mercado, as estratégias de cada player, se preparar para as próximas jogadas, neutralizar avanços ameaçadores e planejar os ataques mais eficientes. Como num jogo de xadrez.

Sempre de olho no tabuleiro do mercado, o Sistema Data & Insights for Business estabelece um processo contínuo de avaliação dos produtos, serviços, preços, comunicação e métodos de trabalho das organizações que concorrem com o seu negócio, com a finalidade de comparar desempenhos e identificar oportunidades de melhoria na sua empresa, que poderão resultar em novas ações e projetos de geração de valor e diferenciação competitiva à sua marca.