O Marketing na Era do Nexo

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Escrito por dois grandes especialistas em comunicação – Walter Longo e Zé Luiz Tavares – o livro é resultado de análises e pesquisas sobre os desafios enfrentados pela área de Marketing nos últimos anos .

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Uma das perguntas que toda empresa deve fazer ao iniciar uma ação de marketing é “Faz sentido?”. Se esta pergunta fosse feita com frequência, com certeza os resultados das iniciativas seriam bem mais relevantes.

 

Essa é uma das reflexões temáticas de “Marketing na era do Nexo- Novos caminhos num mundo de múltiplas opções”, lançado em 2008.

 

Escrito por um dos maiores especialistas em comunicação e interatividade no Brasil, Walter Longo e pelo consultor de marketing e comunicação Zé Luiz Tavares, fundador da Nexial, a obra traz constatações essenciais a todo profissional disposto a tomar decisões adequadas para suas metas, em uma era em que criatividade e eficiência são pré-requisitos obrigatórios para o sucesso.

 

Os dois executivos se empenharam em uma pesquisa que envolveu dezenas de entrevistas com alguns dos principais executivos de marketing do país para avaliar a importância do Nexo – matéria-prima cada vez mais rara no mercado – para garantir coerência cognitiva às marcas e segurança no investimento das empresas.

 

O Marketing na Era do Nexo também é resultado da experiência acumulada pelos autores em renomadas empresas onde trabalharam juntos por mais de 20 anos. Ao longo desses anos, os dois constataram que a melhor contribuição que podiam dar aos clientes era ajudá-los a resgatar ou a potencializar o nexo em suas iniciativas de marketing.

 

O livro explora os diversos aspectos do nexo – ou a falta dele – na comunicação das empresas com seus diversos públicos de interesse. “O objetivo do nosso trabalho é, de certa maneira, alertar os profissionais sobre os novos desafios impostos por um novo momento do marketing e da comunicação: a evolução tecnológica provoca significativas alterações nos meios, que, por sua vez, se refletem em profundas mudanças comportamentais no público, impactando a relevância das mensagens e a eficiência dos investimentos”, destaca Walter Longo.

 

De acordo com os autores, o marketing está sendo praticado por vários profissionais dentro de uma organização – do departamento de Marketing ao de RH, passando pela área de Relações com os Investidores, pelos fornecedores etc.

 

Paralelamente a esta multiplicidade de gestores, o avanço da tecnologia também multiplicou os canais de comunicação e as ferramentas disponíveis.

 

“Esses três fenômenos somados têm provocado uma série de dissonâncias no discurso das empresas, diluindo a relevância de suas mensagens e, em alguns casos, colocando os investimentos de marketing em risco”, afirma Zé Luiz Tavares.

 

“Estamos falando de nexo com sua missão, com seus valores e objetivos, com a realidade de seus mercados e as expectativas de seus públicos. Nexo entre o tema da campanha publicitária e os objetivos de posicionamento, entre a mídia utilizada e o público-alvo a ser atingido, entre o patrocínio selecionado e a imagem de marca pretendida, entre o orçamento de marketing e a dimensão dos objetivos”, explica Walter Longo.