SMarketing – Sales & Marketing

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Talvez você não saiba, mas é um vendedor. Cada vez que interagimos com outras pessoas, estamos tentando vender algo – um produto, um serviço ou uma idéia.

Embarque nesta viagem ao maravilhoso mundo do marketing e das vendas, proposta pelo vendedor Renato Gosling e pelo consultor de marketing Zé Luiz Tavares.

Este livro é uma formidável porta de entrada para quem quer aprender mais sobre como empresas de alta performance operam seus times de marketing e vendas. Ele apresenta todas as partes relevantes do funil de vendas, com uma indispensável perspectiva tecnológica. Conhecimento obrigatório para o vendedor moderno.

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Comecei minha carreira em 1978, numa respeitada agência de propaganda na cidade de São Paulo. Os anos dourados da publicidade já chegavam ao fim, mas ainda se tinha o maior respeito e admiração por aquelas pessoas “diferentes, irreverentes e geniais”, denominadas publicitários.

 

Do outro lado da mesa, na cadeira do cliente, quem se sentava era o diretor comercial, o mesmo cara que mandava na equipe de vendas e passava o briefing para o pessoal da agência. Naquele tempo, eram raros os “departamentos de marketing”. Talvez em uma ou outra multinacional,
mas na grande maioria dos casos, quem mandava mesmo no Marketing era o principal homem de Vendas da empresa.

 

Tive o privilégio de conhecer, trabalhar e aprender com vários deles.

 

Com os anos 1990, comecei a sentir a mudança de perfis do outro lado da mesa. Uma turma mais jovem, de melhor formação acadêmica e praticamente nenhuma experiência em vendas começou a mandar nas verbas de promoção e comunicação.

 

Era a “libertação” do marketing. O que era ferramenta virou departamento. O que era função virou cargo. E aí começou a conhecida história de rivalidade dentro das organizações.

 

Do lado de Vendas, o imediatismo das metas a serem batidas e um profundo desprezo e até ignorância sobre as inovações mercadológicas adotadas na sala ao lado.

 

Do lado do Marketing, a arrogância expressa em incontáveis anglicismos e uma preocupação cada vez maior com a marca, com a forma, com os prêmios, com as festas.

 

Com o tempo, a distância entre Vendas e Marketing foi só aumentando, até que — talvez graças às métricas da era digital — os pontos começaram novamente a se encontrar, fazendo nascer a tal da era do SMarketing.

 

Uma era de realinhamento entre Vendas e Marketing, de ressignificação das ferramentas, de revalorização da eficiência, enfim, uma era que já havíamos vivido, mas que muito pouca gente se lembrava.

 

Uma era em que especialistas dão lugar a nexialistas, em que Vendas e Marketing deixam de ser meras áreas ou departamentos para se tornarem missões fundamentais de todos os que habitam os negócios na nova economia do compartilhamento e da colaboração.

 

Apesar de não ter vivenciado a época em que Vendas e Marketing co-habitavam o mesmo corpo, Renato Gosling é um dos raros espécimes de sua geração que ainda mantém vivo o DNA daquele tempo.

 

Sua habilidade no trato com pessoas e seu incansável interesse em aprender fez com que, durante toda a sua carreira, trafegasse com desenvoltura pelos até então separados mundos do Marketing e das Vendas, ajudando a diluir cada vez mais essa ilógica fronteira.

 

Renato já vendeu comunicação, vendeu espaço, vendeu serviços, vendeu novidades, vendeu sonhos. Alguns pesadelos, também! E já há algum tempo, vem vendendo motivação, orientação e aproximação entre clientes e fornecedores, compradores e vendedores, profissionais de
marketing e de vendas.

 

Para a produção deste seu segundo livro, tive o prazer de conviver intensamente com Renato e ficou claro para nós dois a complementariedade de nossos perfis profissionais: ele, um vendedor apaixonado e profundamente envolvido com o marketing em todas as empresas por onde passou; eu, um marketeiro (no bom sentido da palavra) obcecado pela efi ciência e pelos resultados das ações que planejo e crio para meus clientes.

 

Por isso, decidimos fazer de SMarketing — Vendas & Marketing: dois lados da mesma moeda, mais do que apenas um livro, uma obra de dois volumes complementares.

 

O primeiro, que reúne de forma clara e organizada os aprendizados dos mais de 20 anos de trabalho em Vendas vividos pelo Renato, será lançado na noite de autógrafos no próximo dia 21 de novembro, a partir das 19:00h, na Livraria da Vila do Shopping Iguatemi JK, em São Paulo. Desde já, sinta-se convidado para estar conosco!

 

O outro volume ainda está por vir. Provavelmente, no primeiro semestre de 2018. Nele, será a minha vez de explorar o conceito SMarketing sob uma ótica diferente, mas complementar.

 

Espero que você — seja vendedor ou marketeiro, empreendedor ou executivo — aprecie e utilize intensivamente no seu dia a dia os conselhos, técnicas e segredos que compartilhamos já no primeiro volume.

 

A ponto de que, no lançamento do próximo, você esteja ávido por ainda mais conhecimento, tão necessário nessa nova-velha Era do SMarketing.

 

Afinal, todos nós estamos aqui para vender alguma coisa para alguém, não é mesmo?

 

Zé Luiz Tavares

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